quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Coral de Vitória (ES) apresenta Rock nesta quarta no 19º Unicanto

Coro Maria Penedo
O Coro Maria Penedo do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), de Vitória (ES) participa nesta quarta-feira, 30, do 19º Festival Unicanto de Corais, no Teatro Marista.

O evento inicia às 20h e conta com a apresentação de outros cinco corais: Coral PB Lopes (Londrina); Coral Musiarte Maestro Roberto Panico (Londrina) Coral Madre Leônia Milito (Londrina); Coral da ACEL (Londrina) Coral Municipal Música sem Fronteiras (Santa Fé/PR).

A diversidade do repertório da noite vai do clássico, passando pelo Rock a MPB. O Coro Maria Penedo é formado por 40 integrantes, foi criado em 1947, tem como regente o maestro Heraldo Silva Filho e apresenta nesta noite rock dos anos 50 a 80.  Entre eles estão: Blue Suede Shoes (Elvis Presley) e Sweet Child O' Mine (Guns n' Roses).

Na programação paralela desta quarta-feira (30) estão o coral de Maceió (AL), Coretfal, ao meio dia, na Agência Ouro Verde da Caixa (r: prof. João Cândido, nº 70) e às 15h30, na Santa Casa de Londrina (-(rua Espirito Santo, 523 c/ Souza Naves) o Coral “Canta Vitória” de Vitória (ES)

O acesso ao Teatro Marista é gratuito. A organização do evento solicita um quilo de alimento não perecível, que será entregue às entidades assistenciais. O endereço do facebook do Festival é: https://www.facebook.com/festivalunicantodecorais e do Blog com a programação diária https://www.festivalunicanto.blogspot.com

Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura do Brasil; P.B. Lopes – Scania; Bunge; Caixa; Oi; Indústrias Pennacchi; Cia Cacique de Café Solúvel; com o apoio cultural das Indústrias Itamaraty, da Rádio Paiquerê AM e Midiograf. A realização é da Associação Coral Unicanto.

Aberto o 19º Festival Unicanto de Corais

Espetáculo envolveu o público do teatro com o canto, música, iluminação e a magia das histórias “contadas”


Show de abertura "Baião de Dois" do 19º Festival Unicanto

Com o Teatro Marista lotado, a 19ª edição do Festival Unicanto de Corais foi aberta nesta noite de terça-feira (29). No palco o Coral Coretfal – do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - apresentou o espetáculo lítero-musical “Baião de Dois”, um tributo ao centenário de Luiz Gonzaga.

Abertura do 19º Festival Unicanto de Corais
Xaxados, xotes, forrós, maracatus, lundus, toadas e baiões foram apresentados na forma de canto coral, com coreografias e cenários, entremeados de “curtas histórias de vida”, retratando o dia a dia e a cultura do nordestino. O público se envolveu e no final do espetáculo dançava e cantava as músicas nos corredores do teatro.

Antes da apresentação do show “Baião de Dois” a direção artística do Festival Unicanto abriu oficialmente o evento que contou com a participação de representantes de dois patrocinadores do Unicanto: a PB Lopes e a Caixa.

O presidente da empresa PB Lopes, Pedro Lopes destacou a importância do envolvimento empresarial no patrocínio de eventos culturais e elogiou a direção do maestro José Mário Tomal, a frente do evento. A PB Lopes começou com o festival há 19 anos. 

A Caixa, que patrocina o Festival Unicanto pelo sétimo ano consecutivo, esteve representada pelo Superintedente Regional, Elcio de Lara que ressaltou que a instituição hoje, em Londrina e região patrocina boa parte dos grandes eventos culturais, acreditando que a cultura e a ciência são o caminho para o bem estar e desenvolvimento.

O diretor artístico do evento, maestro José Mário Tomal agradeceu a presença de todos, ao apoio de cada patrocinador do evento, que “são fiéis e acreditam no nosso trabalho”.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Coretfal apresenta “Baião de Dois”

Coral alagoano abre o Unicanto homenageando Luiz Gonzaga

Coretfal em palco com o espetáculo Baião de Dois
O espetáculo lítero-musical “Baião de Dois” é um tributo que o Coretfal – Coral do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – faz ao centenário de Luiz Gonzaga. O coro tem 37 anos de atividade reunindo várias gerações de cantores e tem foco na MPB e no folclore nordestino.

A montagem do espetáculo levou um ano, em que o grupo realizou pesquisas bibliográficas, palestras de profissionais da área de música sobre a trajetória e musicografia do homenageado e viagens à cidade de Exu, sertão de Pernambuco, onde foram realizadas entrevistas com personagens ligados a Luiz Gonzaga e visitas a lugares emblemáticos na vida e obra do cantor/compositor.

Xaxados, xotes, forrós, maracatus, lundus, toadas e baiões serão apresentados na forma de canto coral, com coreografias e cenários que destacam a importância desses ritmos na formação da Música Popular Brasileira.

Em cena, 38 cantores e os músicos Xameguinho (sanfona), Ebenézer Bernardes Correia Silva (violino), Gama Júnior (percussão e flauta transversal), Mestre Gama (pífano), Roberi Rei (percussão), Rodrigo Cardoso (violão) e Danillo Tenório (baixo), propondo, por meio do canto coral – aliado à dança, teatro, poesia, projeções, indumentárias peculiares, depoimentos e outras linguagens artísticas – evidenciar o trabalho de um artista que mostrou ao Brasil um Nordeste até então desconhecido.

Baião de Dois tem direção e roteiro de René Guerra; direção musical e regência de Fátima Menezes; direção de arte, iluminação e cenografia de Eris Maximiano (Ideia Concreta Arte Design); preparação corporal e coreografia de Isabelle Rocha; figurino de Mari Jatobá; assessoria de comunicação da jornalista Gal Monteiro; maquiagem de Alex Cerqueira. A preparação vocal está sob a responsabilidade do trio Bruno Sandes, Felipe Oliveira e Jackson Ferreira; o projeto gráfico e animação são assinados por Silvano Almeida (Promarka), as ilustrações ficaram sob os cuidados de Paulo Caldas e os créditos da fotografia vão para Gian Gadotti.

Coretfal
O grupo tem mostrado seu trabalho em diversos estados brasileiros e em excursões pela América Latina e Europa, onde conquistou prêmios nas categorias Música Popular e Música Folclórica. Montou e protagonizou a primeira ópera realizada em Alagoas, A Flauta Mágica de Mozart. Tem dois CD´s gravados – Canto por todos os cantos e Cantando o Natal.

Em 2012 estreou o espetáculo, ainda em cartaz, Baião de Dois, em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. O CORAL DO IFAL integra as ações do Núcleo de Cultura ligadas a Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Maceió. É formado por 40 componentes entre alunos do IFAL e oriundos da comunidade, conforme proposta da Pró-Reitoria de Extensão.

19º Festival Unicanto de Corais abre nesta terça-feira (29)

Durante cinco dias cerca de 27 corais de Londrina, região e alguns estados brasileiros se apresentam no Teatro Marista e em programações paralelas 


Coletiva de lançamento do 19º Festival Unicanto de Corais
(foto: Juliana Mastelini)
Londrina será palco da 19ª edição do Festival Unicanto de Corais, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro. São cinco dias de evento, com a participação de 27 corais de Londrina e região e de quatro estados brasileiros, que se apresentarão em vários espaços da cidade. O palco central do evento será o Teatro Marista, por onde passarão quase 800 coralistas, com espetáculos iniciando às 20h, com sete corais em média por noite.

O acesso ao teatro será gratuito, mas a organização do evento solicita um quilo de alimento não perecível, que será entregue às entidades assistenciais. Durante o evento serão realizadas apresentações (programação paralela) em empresas, asilos, hospitais, terminal urbano, espaços públicos, entre outros. O endereço do facebook do Festival é: https://www.facebook.com/festivalunicantodecorais e do Blog com a programação diária https://www.festivalunicanto.blogspot.com.

A abertura oficial do evento será na terça, 29, às 20h, no Teatro Marista (rua Cristiano Machado, 240) com o Coral de Maceió (AL), CORETFAL, com o show: “Baião de Dois”. Os primeiros acordes da 19ª edição serão ouvidos na Programação Paralela do evento, ao meio dia, na agência Saul Elkind, da Caixa Econômica Federal, com o Coro Nossa Música, da cidade de Paulista, de Pernambuco.

No último dia do 19º Festival Unicanto de Corais, sábado, 2 de novembro, será realizada a tradicional Missa com a participação da maioria dos corais que se apresenta no evento, formando um coro de pelo menos 150 vozes. A apresentação litúrgica será na Paróquia São Vicente de Paulo, com o início às 10h.

O diretor artístico do Unicanto, maestro José Mário Tomal ressalta a importância do evento como fonte de incentivo ao crescimento do canto coral na cidade e região. “O evento começou pequeno, de iniciativas individuais, cresceu, contou com o envolvimento da comunidade, tornou-se internacional e hoje, diversas empresas, entidades e instituições em Londrina formaram seus corais, por influência do Festival Unicanto.”, conta Tomal.

19 anos
Nestes 19 anos de Festival participaram do evento cerca de 470 corais, 13 mil coralistas, grupos de quase todos os estado brasileiros e de pelo menos 10 países, entre eles Argentina, Venezuela, Holanda, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Alemanha, Canadá, Itália, Rússia, Polônia, entre outros.

Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura do Brasil; P.B. Lopes – Scania; Bunge; Caixa; Oi; Indústrias Pennacchi; Cia Cacique de Café Solúvel; com o apoio cultural das Indústrias Itamaraty, da Rádio Paiquerê AM e Midiograf. A realização é da Associação Coral Unicanto.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Festival Unicanto em sua 19ª edição




O Festival Unicanto de Corais abre no próximo dia 29 de outubro e vai até 2 de novembro no Teatro Marista. Neste ano, reúne corais nacionais e da América Latina.

O Festival tem o patrocínio de Caixa Econômica Federal, P. B. Lopes/ Scania, Oi, Pennacchi, Rádio Paiquerê AM, Cacique, Itamaraty e Midiograf.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O 19º Festival Unicanto de Corais está próximo.

É do dia 29 de outubro a 02 de novembro de 2013 no Teatro Marista de Londrina.