O Festival

O Festival Unicanto de Corais é realizado anualmente na cidade de Londrina/PR na primeira semana de novembro. Em 2016 está na sua 22ª edição e vai do dia 01 a 05 de novembro, de terça-feira a sábado.

Reúne coros nacionais e internacionais em cinco dias de evento. Todas as noites do Festival, os coros se apresentam nos concertos oficiais no teatro e durante o dia em concertos paralelos em espaços públicos de Londrina e cidades vizinhas. No sábado, último dia do evento, todos os corais cantam em uma missa de ação de graças.

O objetivo do Festival Unicanto é estimular e apoiar a prática do canto coral. Pretende aprimorar a Cultura Artística da região e desenvolver o interesse pela música na integração entre o artista e a comunidade. Não tem caráter competitivo. Seu objetivo é divulgar a música coral.

O Festival Unicanto de Corais, devido sua performance  e organização criteriosa, tem sido considerado um dos principais festivais de coros do país. Atrai corais de todo território nacional de e grupos internacionais. Goza do apoio das maiores entidades do gênero na América do Sul.

Já participaram do festival coros da Argentina, Uruguai, Itália, Alemanha, Canadá, Rússia, Venezuela, Holanda, entre outros.

Os patrocinadores da 22ª edição do Festival Unicanto de Corais são Lei de Incentivo a Cultura; Raizen; Cia Cacique de Café Solúvel; P.B. Lopes – Scania; Indústrias Pennacchi; Unimed Londrina e Londrivet.  Com realização da CAIXA/ Ministério da Cultura do Brasil. Apoio cultural: Grafimark; Rádio Paiquerê AM, Imobiliária Veneza, Magnet 18 e deputado federal Hauly.

Promoção: Associação Coral Unicanto de Londrina
Coordenação: Aparecida Martins Tomal – direção geral
                           José Mário Tomal – direção artística


Coral Unicanto

O Coral Unicanto de Londrina é promotor do Festival Unicanto de Corais, realizado anualmente na cidade de Londrina na primeira semana de novembro, hoje em sua 22º edição, que será do dia 01 a 05 de novembro.

Seu regente e fundador é o maestro José Mario Tomal.


A Associação Coral Unicanto de Londrina foi fundada em 1984 com o objetivo de fazer do canto coral um elo entre coralistas e comunidade.


Com repertório eclético, o Coral Unicanto tem participado de festivais no Brasil e no exterior. Atualmente conta com efetivo de mais de 40 componentes e fez um intercâmbio na Europa em 2015, realizando concertos na Alemanha e Holanda.


Maestro José Mario Tomal


O Maestro José Mario Tomal, natural de Londrina, é graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Regência pela mesma instituição. Atua como arranjador, compositor e maestro.

Rege coros em Londrina e na região. É membro fundador da Associação Brasileira de Regentes de Coros. Atua como diretor artístico e é idealizador do Festival Unicanto de Corais.