terça-feira, 28 de outubro de 2014

Abertura do 20º Festival Unicanto será nesta terça (28) com quatro corais

O ingresso para o espetáculo é um quilo de alimento

Coral Maria Penedo (Vitória/ES) é um dos corais que
sobe ao palco hoje na abertura do Festival Unicanto
A abertura oficial da 20ª edição do Festival Unicanto de Corais será nesta terça, 28, às 20h, no Teatro Marista com a apresentação de quatro corais: o Coral do Projeto Crescer, de Arapongas (PR); o Coro Juvenil Cidadão do Amanhã, de Santa Fé do Sul (PR); o coral holandês, Brabants Kamerkoor da cidade de Den Bosch e fechando a noite, o Coro Maria Penedo, de Vitória (ES).

Os primeiros acordes da programação paralela do evento serão ouvidos na Agência Londrina da Caixa Econômica Federal (avenida Rio de Janeiro, 339- centro), com início às 11h. O Coral da Holanda fará um repertório especial para o público presente no banco, que já patrocina o Unicanto há sete anos.

Os corais da noite

O Coral da Holanda, Brabants Kamerkoor - Coral da Câmera de Brabant – tem 75 anos. Atualmente possui 29 integrantes e é regido pelo maestro Fokko Oldenhuis. A apresentação no Teatro Marista nesta terça, conta com um repertório variado, a capella. Entre as peças está “Northern Lights”, do norueguês “Ola Gleilo” que fala sobre a imensidão da aurora boreal. Outra obra “Mate Saule”, do compositor da Estônia, “P. Vasks” canta a intensidade do brilho do sol.

O Brasil também está na programação do coral com “Pater Noster” de Villa-Lobos e uma homenagem ao Paraná e Londrina, o coral canta peças de Henrique de Curitiba. Grandes compositores holandeses como Sweelinck  e os contemporâneos Manneke e Pirenne também estão no repertório.

O regente Fokko Oldenhuis nasceu na Holanda e passou os seus primeiros anos de infância no Brasil, em Curitiba. Mora na Holanda desde 1980. Estudou no Conservatório de Groningen e Amsterdã onde formou-se com honra e na Holanda é regente de vários corais de câmera. Já regeu concertos em vários países como Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica e também no Brasil,  em 2010 com o coral Utrechtse Studenten Cantorij (no Unicanto). Fokko Oldenhuis é professor no Conservatório de Utrecht, na Holanda.

Cidadão do Amanhã e Maria Penedo

O coral Juvenil Cidadão do Amanhã da cidade de Santa Fé (PR), fundado em 2008, integra a Escola Oficina do Cidadão do Amanhã – EOCA, unidade de atendimento a crianças e adolescentes do Centro de Promoção Humana de Santa Fé. Atualmente o coro é composto por quarenta integrantes a partir de doze anos de idade. Eles são o segundo coral a se apresentarem na programação da abertura do Unicanto.

Nos ensaios são trabalhadas músicas e atividades que constroem e reconstroem o repertório. O Coro Juvenil Cidadão do Amanhã tem um vasto histórico de apresentações em cidades da região com participações em festivais, encontros de corais, casamentos, entre outros. Segundo a coordenação, a existência do Coro deve-se ao esforço de uma equipe comprometida – regência Dhemy de Brito, coordenação Dirce Viana Barbosa, co-repetição Haíse Pinheiro, monitoria Marcello Teles – e do presidente de Honra da Entidade, Cleibson Moreira da Silva.

O regente, Dhemy de Brito é Bacharel em Canto Erudito pela Universidade Estadual de Maringá e Técnico em Canto Popular pela escola de Música de Cianorte. É Orientador de Atividades Musicais no SESC Maringá, regendo o Coral Municipal Infantil SESC Maringá e o Coral Infanto Juvenil SESC Maringá. Dhemy de Brito rege o coral há seis anos, desde a fundação.

O estado do Espirito Santo também está presente nesta noite de abertura. O coral capixaba, Maria Penedo do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), de Vitória (ES) participa do 20º Unicanto com uma diversidade de repertório que vai do clássico, passando pelo Rock a MPB. O Coro Maria Penedo é formado por 40 integrantes, foi criado em 1947.

O Coral tem como regente o maestro Heraldo Silva Filho, Bacharel em Música Canto pela Faculdade de Música do Espírito Santo (1992). Pós-Graduado em “Docência para o Ensino Superior” (FABAVI). Regente de vários corais é professor na Faculdade de Música do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cantor Lírico.

Os patrocinadores do evento são Caixa, Indústrias Pennacchi, P.B. Lopes - Scania, Bunge; Oi; Construtora Artenge; Regina Festas; com o apoio cultural da Cia Cacique de Café Solúvel, Paiquerê AM e Midiograf.

Um comentário:

  1. Mas está linda a progrmação, estarei amanhã se Deus quiser, na Caixa, divulgando o Blog no Google, outras redes e no Blog-Ternura de Deus. Parabéns, estava aguardando exatmente isto. Grata. Sonia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário