quinta-feira, 30 de outubro de 2014

20º Festival Unicanto tem programação eclética nesta sexta (31)

Música brasileira, muitos jovens e uma programação paralela extensa

Coral da Unicamp, Zíper na Boca, é atração desta sexta no Festival

O Teatro Marista recebe nesta sexta-feira, 31 de outubro, a partir das 20h, sete corais participantes do 20º Festival Unicanto de Corais, na seguinte ordem:Coral Cocamar, de Maringá; Coral Instituto da Música, de Maringá; Coral Sol Maior de Colorado, Coral Unicesumar, de Maringá; o Coral da Unicamp, Ziper na Boca, (Campinas/SP); o Grupo Chorus Brasil, de São Paulo e o Coral Jovem da Igreja Adventista, de Londrina.

Esta diversidade de grupos, cidades, integrantes e estilos musicais resulta em uma noite de canto eclética e dinâmica.  A entrada é aberta ao público e o ingresso é um quilo de alimento não perecível.

O primeiro coral da noite, o Coral Cocamar (Máringá-PR) é formado por 35 coralistas, que interpretam música popular brasileira na regência do maestro Waldemar de Moura Junior e com a preparação vocal de Maria Regina Lopes.

Regidos por Adylamar Moraes Belmont Silveira, o coral do Instituto de Música de Maringá (PR) foi criado em 1996 e reúne 25 integrantes. Composto por 40 coralistas,o Coral Sol Maior (Colorado-PR), tem um repertório com vários estilos musicais, foi fundado em 2004 e é regido por Susane Mussio Zanardi.

O Coral Unicesumar foi criado em 1999 com a missão de difundir a música através do Canto Coral e de atender e representar o Centro Universitário de Maringá em seus eventos internos e externos. É um coral misto, adulto, formado por alunos e funcionários do Cesumar. Desde 2005 é regido por Marcus Geandré Nakano Ramiro.

Jovens no palco
O Coral Ziper na Boca é constituído por alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes das diversas áreas da Universidade de Campinas (Unicamp-SP).
Sob a regência da maestrina, Vivian Nogueira, o grupo mantém um repertório diversificado e uma extensa agenda de apresentações.Em 2000 gravou seu primeiro CD, "Zíper 15 anos".Os 25 anos de atuação do coral foram comemorados em 2010.

O Grupo Chorus Brasil, de São Paulo é formado pelos cantores Rafael Righini, Júlio Barbosa, André Abreu, Rodrigo Bulgarelli e Will Sancar.O grupo executará sucessos da música pop internacional, como Beatles, Elton John e nomes da música brasileira, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, em variados arranjos. O quinteto é regido por Rafael Righini.

O Coral Jovem da Igreja Adventista Central de Londrina encerra as apresentações da sexta, no Teatro Marista. O grupo começou em 1993 e hoje 123 jovens (adventistas e não adventistas) participam do coral. Atualmente o regente é Alexandro Marcio da Silva Mattos, formado em piano em 2001 e trabalha com grupos musicais há 20 anos.

Paralelas
A programação paralela da sexta-feira (31) traz três corais do Espirito Santo e de São Paulo. Abrindo o dia, 8h, O coral do Instituto Federal do Espírito Santo, Maria Penedo, se apresenta na empresa londrinense P.B. Lopes. No terminal de Passageiros do Aeroporto de Londrina, às 11h, é a vez do Coral da Unicamp, Zíper na Boca e fechando o dia, às 15h, o Grupo Chorus Brasil de São Paulo, se apresenta no Hospital Mater Dei.

Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura do Brasil; Caixa; Bunge; Oi; P.B. Lopes – Scania; Construtora Artenge; Indústrias Pennacchi; Londrivet e Regina Festa. Apoio cultural da Cia Cacique de Café Solúvel, Paiquerê AM; Midiograf e Imobiliária Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário