segunda-feira, 28 de outubro de 2013

19º Festival Unicanto de Corais abre nesta terça-feira (29)

Durante cinco dias cerca de 27 corais de Londrina, região e alguns estados brasileiros se apresentam no Teatro Marista e em programações paralelas 


Coletiva de lançamento do 19º Festival Unicanto de Corais
(foto: Juliana Mastelini)
Londrina será palco da 19ª edição do Festival Unicanto de Corais, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro. São cinco dias de evento, com a participação de 27 corais de Londrina e região e de quatro estados brasileiros, que se apresentarão em vários espaços da cidade. O palco central do evento será o Teatro Marista, por onde passarão quase 800 coralistas, com espetáculos iniciando às 20h, com sete corais em média por noite.

O acesso ao teatro será gratuito, mas a organização do evento solicita um quilo de alimento não perecível, que será entregue às entidades assistenciais. Durante o evento serão realizadas apresentações (programação paralela) em empresas, asilos, hospitais, terminal urbano, espaços públicos, entre outros. O endereço do facebook do Festival é: https://www.facebook.com/festivalunicantodecorais e do Blog com a programação diária https://www.festivalunicanto.blogspot.com.

A abertura oficial do evento será na terça, 29, às 20h, no Teatro Marista (rua Cristiano Machado, 240) com o Coral de Maceió (AL), CORETFAL, com o show: “Baião de Dois”. Os primeiros acordes da 19ª edição serão ouvidos na Programação Paralela do evento, ao meio dia, na agência Saul Elkind, da Caixa Econômica Federal, com o Coro Nossa Música, da cidade de Paulista, de Pernambuco.

No último dia do 19º Festival Unicanto de Corais, sábado, 2 de novembro, será realizada a tradicional Missa com a participação da maioria dos corais que se apresenta no evento, formando um coro de pelo menos 150 vozes. A apresentação litúrgica será na Paróquia São Vicente de Paulo, com o início às 10h.

O diretor artístico do Unicanto, maestro José Mário Tomal ressalta a importância do evento como fonte de incentivo ao crescimento do canto coral na cidade e região. “O evento começou pequeno, de iniciativas individuais, cresceu, contou com o envolvimento da comunidade, tornou-se internacional e hoje, diversas empresas, entidades e instituições em Londrina formaram seus corais, por influência do Festival Unicanto.”, conta Tomal.

19 anos
Nestes 19 anos de Festival participaram do evento cerca de 470 corais, 13 mil coralistas, grupos de quase todos os estado brasileiros e de pelo menos 10 países, entre eles Argentina, Venezuela, Holanda, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Alemanha, Canadá, Itália, Rússia, Polônia, entre outros.

Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura do Brasil; P.B. Lopes – Scania; Bunge; Caixa; Oi; Indústrias Pennacchi; Cia Cacique de Café Solúvel; com o apoio cultural das Indústrias Itamaraty, da Rádio Paiquerê AM e Midiograf. A realização é da Associação Coral Unicanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário