segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Coretfal apresenta “Baião de Dois”

Coral alagoano abre o Unicanto homenageando Luiz Gonzaga

Coretfal em palco com o espetáculo Baião de Dois
O espetáculo lítero-musical “Baião de Dois” é um tributo que o Coretfal – Coral do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – faz ao centenário de Luiz Gonzaga. O coro tem 37 anos de atividade reunindo várias gerações de cantores e tem foco na MPB e no folclore nordestino.

A montagem do espetáculo levou um ano, em que o grupo realizou pesquisas bibliográficas, palestras de profissionais da área de música sobre a trajetória e musicografia do homenageado e viagens à cidade de Exu, sertão de Pernambuco, onde foram realizadas entrevistas com personagens ligados a Luiz Gonzaga e visitas a lugares emblemáticos na vida e obra do cantor/compositor.

Xaxados, xotes, forrós, maracatus, lundus, toadas e baiões serão apresentados na forma de canto coral, com coreografias e cenários que destacam a importância desses ritmos na formação da Música Popular Brasileira.

Em cena, 38 cantores e os músicos Xameguinho (sanfona), Ebenézer Bernardes Correia Silva (violino), Gama Júnior (percussão e flauta transversal), Mestre Gama (pífano), Roberi Rei (percussão), Rodrigo Cardoso (violão) e Danillo Tenório (baixo), propondo, por meio do canto coral – aliado à dança, teatro, poesia, projeções, indumentárias peculiares, depoimentos e outras linguagens artísticas – evidenciar o trabalho de um artista que mostrou ao Brasil um Nordeste até então desconhecido.

Baião de Dois tem direção e roteiro de René Guerra; direção musical e regência de Fátima Menezes; direção de arte, iluminação e cenografia de Eris Maximiano (Ideia Concreta Arte Design); preparação corporal e coreografia de Isabelle Rocha; figurino de Mari Jatobá; assessoria de comunicação da jornalista Gal Monteiro; maquiagem de Alex Cerqueira. A preparação vocal está sob a responsabilidade do trio Bruno Sandes, Felipe Oliveira e Jackson Ferreira; o projeto gráfico e animação são assinados por Silvano Almeida (Promarka), as ilustrações ficaram sob os cuidados de Paulo Caldas e os créditos da fotografia vão para Gian Gadotti.

Coretfal
O grupo tem mostrado seu trabalho em diversos estados brasileiros e em excursões pela América Latina e Europa, onde conquistou prêmios nas categorias Música Popular e Música Folclórica. Montou e protagonizou a primeira ópera realizada em Alagoas, A Flauta Mágica de Mozart. Tem dois CD´s gravados – Canto por todos os cantos e Cantando o Natal.

Em 2012 estreou o espetáculo, ainda em cartaz, Baião de Dois, em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. O CORAL DO IFAL integra as ações do Núcleo de Cultura ligadas a Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Maceió. É formado por 40 componentes entre alunos do IFAL e oriundos da comunidade, conforme proposta da Pró-Reitoria de Extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário